A Bolsa de Chicago encerrou o dia com leves ganhos

A quarta-feira iniciou com leves ganhos nos preços negociados para a soja na Bolsa de Mercadorias e Futuros de Chicago (Cbot), os valores passaram a ter variações de 0,58 a 0,70 pontos percentuais de altas.

O mercado perdeu força logo após o anúncio feito pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), onde cortou a produção de biodiesel para a produção de 2021, 2022 e 2023. Segundo Eduardo Vanin, analista da Agrinvest Commodities, “essa redução impacta diretamente o consumo do óleo, que passou para o negativo na Bolsa de Chicago. Menos óleo, menos esmagamento, menos consumo de soja”. 

Os preços futuros do óleo de soja caíram hoje entre 30 a 36 pontos na Cbot, impulsionando também as quedas nos preços da oleaginosa.

No Brasil, ainda não há chuvas suficientes para fornecer umidade para a germinação e crescimento inicial da soja, ficando assim o plantio para à espera de melhores condições climáticas. Nos Estados Unidos, a colheita segue em ótimo andamento, esses fatores estão no radar dos investidores.