Ataque da cigarrinha do milho causa preocupações para a nova safra

Na Bolsa de Mercadorias e Futuros de Chicago (Cbot) os preços internacionais do milho futuro estenderam suas perdas para esta terça-feira. E na Bolsa Brasileira (B3), os preços nacionais do grão tentaram uma recuperação, mas também permaneceu o dia em campo negativo.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) emitiu um alerta fitossanitário para a ocorrência de Dalbulus maidis, uma praga conhecida como a cigarrinha do milho. E ressaltou a importância de fazer o controle da mesma na fase inicial das lavouras para a nova safra, para não piorar a condição de infestação e causar prejuízos irreparáveis.

No Mato Grosso o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), deu-se por encerrada a colheita da segunda safra de milho. Já a secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná avançou em 18% a colheita e indicou o avanço do plantio da safra 21/22 em 3%.

O boletim semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) mostrou que 60% das lavouras de soja estão em boas ou excelentes condições, mantendo o mesmo número da semana passada.