Nesta quinta-feira, os preços futuros da soja voltaram a operar em campo negativo na Bolsa de Mercadorias e Futuros de Chicago (Cbot). Os traders estão à espera do novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) programado para sexta-feira. Os estoques finais norte-americanos estão em baixa e em alguns pontos do rio Mississipi o escoamento de grãos segue em inatividade.
O USDA anunciou hoje mais uma compra feita pela China de 132 mil toneladas dos Estados Unidos, sendo o volume da safra de 2021/22.
No Brasil, por questões políticas e sociais, há uma manifestação de caminhoneiros, bloqueando 53 redes rodoviárias, sendo assim o transporte de grãos está temporariamente interrompido.
No Mato Grosso do Sul, o vazio sanitário da soja termina oficialmente no próximo dia 15, assim o período de plantio da oleaginosa está programado para iniciar dia 16 de setembro. A medida é tomada durante o período de 90 dias, para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, doença de maior expressão na cultura.
